Logo Lasala
Lateral cinza
+55 (47) 3444 2161
Whatsapp (47) 98408 2193
Whatsapp (47) 98408 2154
(47) 98408 2183
Icone Texto
NOTÍCIAS

ApexBrasil estimula presença feminina nas exportações
ApexBrasil estimula presença feminina nas exportações

Em 2022, somente 343 das quatro mil empresas exportadoras brasileiras eram lideradas por mulheres. Um dos objetivos do programa Mulheres e Negócios Internacionais, lançado pela agência no começo de junho, é que até o final de 2024, sejam mil empresas.

A meta até 2026 é chegar a 50% de empresas exportadoras lideradas por mulheres, sejam elas proprietárias ou diretoras. A ApexBrasil tem 14 mil empresas apoiadas em sua base de dados. Menos de três mil são lideradas por mulheres (dados de 2022). O programa tem expectativa de resultado de médio a longo prazo, segundo a diretora, porque para começar a exportar, uma empresa leva em média de dois a três anos.

Na média mundial, 20% das empresas exportadoras são lideradas por mulheres. No Brasil, são 14%, em média, e apenas 5% das startups são lideradas por mulheres no País.

Hoje a ApexBrasil já conta com 20 parceiros no programa. Entre eles estão o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), sob a liderança da secretária de Comércio Exterior Tatiana Prazeres; o Ministério das Mulheres, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE); do setor privado, a Rede Mulher Empreendedora, o Sebrae, as redes de mulheres Women Inside Trade e Mulheres no Comex, entre outros.

Uma análise do Banco Mundial indicou que empresas que exportam geram melhores empregos e pagam melhores salários. "Quando você coloca mulheres nessa equação, o impacto desse aumento de salário é bem maior, porque geralmente essa mulher vem de uma base salarial inferior. Quando ela entra no esforço exportador, e quando mulheres têm acesso a mais renda, elas investem em educação e na alimentação dos filhos, principalmente as de baixa renda, o que gera um impacto intergeracional, permitindo que a geração futura tenha melhores condições", contou a diretora Ana Repezza.

Fonte: Agência Anba - Anba



LASALA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Logo Estúdio Sul